sábado, 19 de abril de 2014

Colóquio de Hermenêutica I: Salvos pela Fé ou pelas Obras?

E.
          Este colóquio foi elaborado para a aula de Hermenêutica no Seminário Teológico. As três postagens abordam três assuntos específicos: Relação entre Fé e Obras, Ordenação Feminina ao Pastorado e as palavras de Jesus sobre Pedro ser ou não a Pedra. Este primeiro texto aborda o primeiro assunto mencionado. Então vamos aprender um pouco mais sobre a Palavra de Deus nessa primeira postagem.
 
Qual a relação da fé salvífica de Paulo em Efésios 2.8 com a questão das obras em Tiago 2.24?


Análise Histórico-Cultural: O problema que Paulo enfrentava era o da oposição de pessoas que confiavam na sua guarda da lei para salvação (como ele mesmo havia feito durante o seu período farisaico); assim, ele ensinava que a pessoa era justificada pela fé à parte das obras da lei – isto é, obras feitas como meios de comprar a salvação. Desde cedo Paulo enfrentou aqueles judeus que começaram a fazer parte da igreja e queriam que todos os crentes, gentios ou não, guardassem a lei, mais especificamente a circuncisão, caso contrário, não seriam salvos. Isso ocasionou inclusive o primeiro concílio da igreja em Atos 15.

Tiago, porém, estava combatendo pessoas inclinadas a pensar que uma crença meramente intelectual nas verdades do Cristianismo era suficiente para a salvação. É de comum acordo entre a grande maioria dos estudiosos que mesmo sendo uma epístola geral, Tiago estaria dirigindo-se a uma comunidade de judeus, percebemos pela sua saudação e analogias utilizando o A.T.



Análise Gramatical: 

ρτε τι ξ ργων δικαιοται νθρωπος κα οκ κ πστεως µνον”. Tiago. 2.24
“τ γρ χριτ στε σεσσµνοι δι πστεως· κα τοτο οκ ξ µν θεο τ δρον”. Efésios 2.8

Tanto Paulo como Tiago referem-se à palavra nos dois versículos analisados. A palavra obras que Tiago usa é também a mesma que Paulo usa nas suas epístolas. Mas Paulo a usa acompanhada da palavra “Lei”. Deve-se notar, no entanto, que as obras sobre as quais Tiago escreve não são as mesmas que Paulo tinha em mente. Paulo, em sua argumentação, sempre usa a expressão “obras da lei” ou “obras de lei” (ergon nomou), quando diz que somos justificados à parte das obras (Romanos 3.20, 28; Gálatas 2.16). Quando Tiago fala de obras, por outro lado, ele não as chama de “obras da lei”, mas simplesmente “obras” (ergon).



Análise teológica:

Pelo contexto das espístolas paulinas que tratam desse assunto mais profundamente como Romanos e Gálatas, percebemos claramente Paulo combatendo claramente a salvação através das obras da lei.  Resta a questão do que significa, no dizer de Tiago, que alguém é justificado pelas obras (Tiago 2.21,24). Está ele contradizendo Paulo? Não se entendermos corretamente o uso que Tiago faz da palavra “justificar” (dikaioo). Quando Tiago diz que Abraão foi justificados pelas obras ao oferecer Isaque sobre o altar (v.21), não está negando que Abraão foi realmente justificado muito tempo antes que isso ocorresse – quando, segundo Gênesis 15.6, “Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça”. O ponto que Tiago focaliza é que “foi pelas obras que a fé se consumou” (eteleiothe – “chegou aos seu objetivo) (v.22); ou seja, que a obra de oferecer Isaque revelava que a fé pela qual Abraão havia sido justificado era a fé verdadeira. Essa obra mostrava que a fé de Abraão era genuína. Sugiro, então, que o entendimento de dikaioo em Tiago signifique: “ser revelado como justificado”. James Packer coloca assim:

Em Tiago 2.21, 24, 25 sua referência [a dikaioo] é prova de sua aceitação por Deus, que acontece quando suas ações mostram que ela tem o tipo de fé viva e operosa à qual Deus imputa justiça. A justificação que Tiago enfoca não é a aceitação original por Deus, mas a subsequente reivindicação de sua profissão de fé em sua vida. É na terminologia, não na teologia, que Tiago difere de Paulo.

O verso 24 poderia, então, ser traduzido assim: “Você vê que um homem é revelado como justificado pelas obras e não pela fé somente”, isto é, que uma pessoa não será justificada pela fé que permanece só, mas pela fé que revela sua genuinidade por meio de obras de graciosa obediência.

         Assim, a despeito da aparente contradição entre Paulo e Tiago, há aí uma profunda unidade. Paulo concordaria com Tiago que só a fé viva justifica. Paulo e Tiago concordariam com o dito de Calvino:

         “É a fé sozinha que nos justifica, mas no entanto, a fé que justifica não está sozinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário